A V Feira das Profissões de Marabá atraiu o público de 4.500 mil pessoas na Estação Conhecimento, localizada no núcleo São Félix. O evento, realizado no dia 22 de novembro, ofereceu aos jovens a oportunidade de explorar mais de 90 cursos disponíveis na região, incluindo opções técnicas, de graduação e pós-graduação. A feira, realizada pela Estação Conhecimento Marabá, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA), ocorreu das 9h às 16h com entrada gratuita.
Os visitantes tiveram a chance de conhecer os cursos expostos em 57 estandes, realizar testes vocacionais e participar de oficinas e rodas de conversa sobre temas variados, como “Empreendedorismo e o caminho para o sucesso” e “Desafios de carreiras e programas de entrada na Vale”.
Camila Mia, aluna da Escola Gabriel Pimenta, pensa em fazer o curso de medicina, mas na feira teve a oportunidade de conhecer de perto diferentes cursos. “Conhecer de perto faz a gente decidir o que realmente quer, seja medicina ou engenharia. Vi que na Engenharia Civil há poucas mulheres e isso fez total diferença para mim, porque eu me descubro vendo outras mulheres”, comentou.
A Unifesspa esteve presente com 29 cursos em exposição. A professora Natália, ressaltou a satisfação em mostrar a variedade de cursos oferecidos pela instituição. “Além dos 29 cursos presentes em Marabá, nós temos também campus fora de sede que totalizam 42 cursos de graduação, além de mais de 10 cursos de pós-graduação. Recentemente, lançamos uma pós-graduação em parceria com o Instituto Vale, voltada para mineração. Este evento engrandece a possibilidade de mudança de futuro para os jovens da nossa região”, afirmou.
Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento, destacou a importância do evento para a comunidade, uma vez que ele complementa um projeto já realizado na Estação há três anos, o Educa EC, um curso pré-vestibular gratuito para jovens e adultos. “Este é um ambiente de conhecimento, possibilidades e construção. Além das instituições de ensino, contamos com a participação de empresas do sistema S e da Vale, oferecendo oficinas e palestras sobre empreendedorismo e programas de carreira”, explicou.