Neste mês de setembro, a Banda Musical São Félix, da Estação Conhecimento, realizou uma série de apresentações durante os desfiles cívicos da Independência do Brasil. Os eventos aconteceram nos bairros Morada Nova, São Félix e no município de Bom Jesus do Tocantins, nos dias que antecederam e no próprio 7 de setembro, no desfile cívico da Marabá Pioneira.
Sob a regência do professor e músico Luiz Carlos Filho, a banda apresentou um repertório cuidadosamente selecionado. Na Avenida, os espectadores foram embalados pelo Dobrado Jovem iniciante, com arranjo por Fábio Mesquita. No recuo, a emocionante Batalhão de Estrelas, com arranjo do próprio Luiz Carlos Filho, encantou o público. Finalizando as apresentações, a banda se despediu com o Dobrado dois corações, arranjo de Pedro Salgado. A coreografia ficou a cargo de Rylblyes Tessari.
Gean Albuquerque, um dos integrantes da banda, conta que começou a tocar clarinete em março deste ano e tem sido muito bom o aprendizado. “Já era um objetivo meu desde o ano passado e esse ano, graças ao professor Luiz Carlos e ao coordenador Deyvid Borges, eu pude fazer parte disso. São muitos desafios, principalmente pra mim que sou iniciante, porém, uma das melhores experiências que já tive. Tudo é muito incrível, a correria de decorar as notas das músicas e a convivência com os colegas durante os ensaios”, relata.
Histórico
A Banda Musical São Félix nasceu em 2016, como resultado de uma das oficinas artísticas da Estação Conhecimento com aulas de flauta doce, violão e percussão. Em maio de 2017, fez sua estreia oficial em Bom Jesus do Tocantins, durante o aniversário da cidade, com um grupo inicial de 12 integrantes. Atualmente conta com 50 membros e leva esse nome em homenagem ao Bairro São Félix, onde a Instituição fica localizada. A iniciativa é mantida pela Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura.