Agosto Lilás: Roda de conversa na Estação Conhecimento promove conscientização para o fim da violência contra a mulher

Na tarde do dia 20 de agosto de 2024, a Estação Conhecimento Marabá realizou uma roda de conversa em alusão à Campanha Agosto Lilás, voltada para a conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. O evento, promovido pela equipe psicossocial, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, ocorreu nas dependências da EC Marabá e contou com a participação das famílias atendidas pelo Projeto Familiar Multidimensional. O objetivo principal foi promover a conscientização das famílias atendidas para reprimir casos de violência contra a mulher, além de promover a igualdade entre homens e mulheres.

Com a presença de 85 participantes, o evento contou com a participação das Assistentes Sociais Sallana Ribeiro e Luana Andrade, e do Professor de Teatro Wesley Ferreira da Silva, que apresentou uma peça teatral encenada pelos jovens atendidos. A discussão, mediada pela Assistente Social Elizete Abbade e com a contribuição da Psicóloga Debora Kézia Lima Roncheti, abordou os tipos de violência além da física, e discutiu como identificar e denunciar esses casos.

Um dos momentos mais impactantes foi o depoimento de Carliane Rodrigues Silva, de 35 anos, que destacou a importância da campanha. “Percebi que muitos não conhecem os diversos tipos de violência, achando que é apenas física. Compartilhei a experiência de minha tia, que sofria agressões do marido e nunca denunciava por medo. Esse assunto é importante, pois muitos vivem essa realidade e precisam de apoio. Tenho certeza que tocou a mente de muitas mulheres e colegas atendidas presentes.”, relata Carliane.

A participação ativa das famílias reforçou a importância de continuar promovendo ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. Ao final, foram distribuídas lembrancinhas e servido um lanche preparado pela Unidade de Alimentação e Nutrição da Estação Conhecimento.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>