Na última quinta-feira (07), a Estação Conhecimento de Marabá realizou a aula inaugural do Projeto Educa EC – curso pré vestibular, marcando o início das atividades para 2024 e os novos desafios que aguardam os participantes. O evento também comemorou a conquista dos 99 calouros até o momento, aprovados no vestibular de 2023 a, que estão prestes a iniciar uma nova fase em suas vidas.
A Aula Inaugural contou com a presença da Diretores de Escolas Públicas, além de diversas autoridades e apoiadores do projeto, incluindo Bruno Maciel, representante da Fundação Vale, Magno Barros, Diretor Regional de Educação da Seduc, Regina Célia, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Jairo Aguiar, Pedagogo do Ministério Público, Joarez Nascimento, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Danielle Monteiro, coordenadora da UEPA, Everaldo Fernandes, diretor Geral da IFPA Industrial, Professora Natalia Souza da Unifesspa, Carleson Piano, Diretor da Escola Walquise Viana, e Paulo Fabrício Lima, Diretor da Escola Gabriel Salles Pimenta.
Durante o evento, foram reconhecidos os alunos que se destacaram pelo bom desempenho ao longo do ano. Um desses destaques foi Paulo Renan de Sousa, de 19 anos, que obteve quatro aprovações em diferentes cursos, incluindo Artes Visuais na Unifesspa e Ciências Biológicas na UEPA. Paulo expressou sua alegria em realizar o sonho de cursar Artes Visuais.
“Vou cursar Artes Visuais, é o curso que eu almejei desde 2019, quando eu me identifiquei na dança e no teatro, passou a ser meu sonho”, enfatiza Paulo.
Segundo o Gerente administrativo financeiro da Fundação Vale, Paulo Simas, o pré-vestibular da Estação Conhecimento contribui para nivelar as oportunidades e reduzir as desigualdades existentes no acesso à educação. “É crucial reconhecer a importância do acesso à educação e valorizar iniciativas como o pré-vestibular comunitário, que não apenas preparam os estudantes para o ingresso no ensino superior, mas também trabalham ativamente para construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui.
Para a Diretora da Estação Conhecimento, Audileide Oliveira, democratizar a educação e proteger a trajetória escolar dos alunos da rede pública é um dos grandes objetivos do Projeto Educa EC – Curso pré- vestibular. “Acreditamos firmemente no acesso igualitário à educação de qualidade para todos, independentemente das circunstâncias. O Projeto Educa EC não só motiva, mas também capacita os alunos a alcançarem o ensino superior, reconhecendo o poder transformador da educação. Queremos abrir portas para um futuro cheio de oportunidades, desmistificando a ideia de que a educação se encerra no ensino médio. Parabenizamos todos os envolvidos por seu apoio e dedicação, fundamentais para o sucesso do EducaEC”, finaliza Audileide.
Sobre o Curso Pré-vestibular Educa EC
O Curso Pré-vestibular Educa EC, é uma iniciativa da Estação Conhecimento e parceiros, e tem como objetivo preparar os estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como para outras provas vestibulares da região, oferecendo oportunidades para o ingresso ao ensino superior. Desde sua criação em 2022, o cursinho tem apresentado um crescimento significativo, alcançando 40 aprovações no primeiro ano e até o momento 99 aprovações no segundo ano do projeto, em 2023.