Ações Janeiro Branco promovem diálogo sobre saúde mental e emocional

O mês de janeiro marcou uma importante iniciativa na Estação Conhecimento de Marabá, com a realização da campanha “Janeiro Branco”, dedicada a promover a saúde mental e emocional. A programação contou com quatro ações voltadas para os adolescentes, colaboradores, comunidade do núcleo São Félix e da Vila Murumuru, reforçando o compromisso da Estação Conhecimento de Marabá com o cuidado e bem-estar integral de seus colaboradores e da comunidade. 

Durante os eventos foram realizadas diversas atividades sob o tema “Saúde Mental Enquanto Há Tempo”, que incluíram rodas de conversa, dinâmicas, ginástica laboral, palestras sobre a relação nutrição e saúde mental e sobre os benefícios do esporte para o bem-estar emocional.

Colônia de férias

A primeira atividade foi realizada no dia 17 de janeiro, com a presença de 120 adolescentes, entre 14 e 17 anos, atendidos pela Estação Conhecimento de Marabá, integrando as atividades da Colônia de férias. Sob o tema “Saúde Mental e Emocional na Adolescência”, a ação reuniu uma equipe multidisciplinar com o objetivo geral de fomentar o diálogo em torno da saúde mental e emocional na adolescência, enquanto os objetivos específicos incluíam a reflexão sobre a importância do cuidado integral nessa fase da vida.

Comunidade escolar

Dia 22 de janeiro a iniciativa conjunta entre a Estação Conhecimento de Marabá e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Vila Murumuru, Zona Rural de Marabá, promoveu uma roda de conversa dedicada ao tema. A EC Marabá disponibilizou uma psicóloga e uma fisioterapeuta para representar a instituição no evento.

A psicóloga Mayara Silva conduziu uma roda de conversa sobre saúde mental e emocional, abrindo espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas e contribuir com a discussão. Em seguida, a fisioterapeuta Gisele Marazom realizou uma aula prática de ginástica laboral, seguida por um bate-papo sobre exercício físico e saúde mental.

Colaboradores

No dia 29 de janeiro, o público-alvo da programação foram os próprios colaboradores da EC Marabá. A iniciativa visou identificar e implementar medidas para promover a saúde mental e emocional no ambiente de trabalho, contribuindo para um ambiente laboral mais saudável e produtivo. Os colaboradores compartilharam suas reflexões e planos para 2024, visando aprimorar aspectos pessoais e profissionais.

Comunidade geral

Finalizando o mês, no dia 31 de janeiro, a instituição realizou um evento aberto à comunidade. A programação iniciou com uma dinâmica do “Espelho”, conduzida pela psicóloga Mayara Silva, onde os participantes escolheram frases afirmativas ao se olharem no espelho, visando promover a autoestima e a percepção positiva de si mesmos. Em seguida, foram realizadas rodas de conversa abordando temas como a promoção da saúde mental e emocional, nutrição e saúde mental, e a importância do exercício físico para o bem-estar emocional.

O educador físico Rubinaldo realizou exercícios de alongamento, seguido de um animado Aulão de Zumba conduzido pela instrutora de dança Jéssica Costa, encerrando o evento de forma dinâmica e animada. Para finalizar, foi servido um lanche para todos os participantes, promovendo também momentos de descontração e integração.

Equipe 

A equipe responsável pela ação incluiu profissionais como a coordenadora do setor psicossocial Poliana Ferreira, a psicóloga Mayara Silva, a nutricionista Jessany Longobardi, os educadores físicos Rubinaldo Wingleolino Fonseca, Alerrando Kanando Lima, Vinicius Flain e o coordenador de esportes Hecton Lima. Além da fisioterapeuta Gisele Marazon e a instrutora de dança Jéssica Costa.

Para a gestora da da Estação Conhecimento de Marabá, Audileide Oliveira, a iniciativa se mostra fundamental no contexto atual, onde a discussão e promoção da saúde mental e emocional se tornam cada vez mais necessárias, especialmente diante dos desafios enfrentados durante e pós pandemia de COVID-19. “Através de espaços coletivos como esse, a comunidade pode encontrar apoio, informação e estratégias para cuidar de sua saúde mental e emocional, contribuindo para uma sociedade mais saudável”, conclui Audileide.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>