Educação

EDUCAÇÃO

PRÁTICAS EDUCATIVAS

A Estação Conhecimento de Marabá adota ações educativas que se caracterizam em possibilitar a transformação social, permitindo as crianças, adolescentes e jovens o direito de escolha, de participação e de manifestação de seus interesses. Nesta perspectiva são priorizadas práticas pedagógicas que impulsionem o ensino/aprendizagem com base na educação integral promovendo o potencial de desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões. Entendendo que as crianças e adolescentes inseridos no SCFV são impulsionados a serem cidadãos capazes de contribuir ativamente com as mudanças socioeducativas necessárias para a construção de uma sociedade ética e respeitando as diversidades, sem distinção de sexo, idade, condição socioeconômica ou religião.

SALA DE LEITURA

A Estação Conhecimento de Marabá desenvolve um trabalho na promoção do livro e da leitura, buscando apoiar, potencializar e fortalecer ações e práticas que tenham como meta ampliar o número de leitores e o acesso ao livro literário.

Desde 2017, a sala de leitura foi estruturada para ser acolhedora, jovem e proporcionar o diálogo sobre literatura entre os frequentadores. Hoje com acervo diversificado de cerca de 1.158 livros, o local é um espaço que atenda não só aos jovens que frequentam a Estação, mas também aos seus familiares e comunidade escolar.

INFORMÁTICA
A oficina de informática básica e avançada são desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens com a finalidade de desenvolver as capacidades e competências para a vida. Para tanto, são consideradas as capacidades de cada faixa etária, em aulas práticas e teóricas. A informática é utilizada como recurso pedagógico e na construção de um espaço de convivência, contribuindo para a efetivação da garantia dos direitos da criança e do adolescente.