Cultura

A Estação Conhecimento constitui um espaço de convivência que oferta diferentes atividades culturais incluindo oficinas de teatro, dança, musicalização, capoeira. As Oficinas culturais visam propiciar aos participantes o desenvolvimento e a valorização de habilidades artística e socioculturais, assim como, desenvolver a autoestima, valorização e potencial artístico de cada um, além de interagir e incentivar os participantes a contribuir de forma dinâmica e prática no resgate das manifestações artística.

Assim sendo as práticas culturais estão de acordo com os eixos norteadores de cada ciclo de vida e através do método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triângular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. Seguindo o Pensamento da Ana Mae Barbosa, “Aprender por meio da arte faz parte de uma educação integral, inclusive porque propõem a desenvolver outras áreas do conhecimento, uma vez que os estudantes precisam mobilizar diversas habilidades, como a capacidade de interpretação, criatividade, imaginação, e os aspectos afetivos e emocionais, além da própria inteligência racional e das habilidades motoras.” Embasados pelo pensamento e abordagem  da Ana Mae Barbosa para o desenvolvimento das atividades.

Oficinas de Musicalização:

As oficinas de musicalização (Iniciação musical, canto e coral e Percussão) tem o objetivo de promover a Educação Transformadora e o exercício da cidadania por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das crianças e adolescentes, ofertados no âmbito da EC.  Incentivando à criatividade, a expressividade e ao desenvolvimento de aptidões e habilidades musicais.



Oficina de dança:

A dança educa, acolhe, transforma e disciplina, através dos seus movimentos permitindo o crescimento físico e um equilíbrio mental, além de proporcionar uma atividade prazerosa e de sublime beleza, com os seus diferentes ritmos, valorizando a cultura local e nacional.



Oficina de Teatro:

O teatro proporciona a descoberta de si mesmo, do outro, da plateia, da comunidade, do mundo. Durante a oficina são trabalhadas as mais diversas emoções, expressões corporais e faciais de acordo com o gênero a ser trabalhado, favorecendo um maior conhecimento sobre si, buscando sempre superar desafios como a timidez, proporcionando o aumento da autoestima. Tendo como resultado uma maior socialização, compartilhamento de saberes, respeito as diversidades, e a construção coletiva de ideias.



Oficina de Capoeira:

A capoeira carrega em si a expressão da cultura brasileira, o respeito aos ancestrais, a força da raça e luta de um povo. Trabalha a contextualização histórica, coordenação motora, lateralidade, a ginga, ataques e defesas, deslocamento e trabalha também contos e recontos africanos.