“Diálogos sobre Inclusão” aborda a conscientização da inclusão escolar de crianças e adolescentes com TEA

No dia 19 de abril de 2024, a Estação Conhecimento Marabá promoveu o evento “Diálogos sobre Inclusão”, em comemoração à campanha nacional “Abril Azul”, voltada para questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, voltado para Inclusão Escolar de Crianças e Adolescentes com TEA, reuniu diversos parceiros, incluindo o Núcleo de Atendimento ao TEA (NAETEA), representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), profissionais das Escolas Municipais com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e pais de crianças com deficiência.   

Durante o evento, a coordenadora do Departamento de Educação Especial da SEMED, Thais Mendes, ministrou uma palestra destacando as atividades e serviços oferecidos pela Rede Municipal de Educação para Pessoas com Deficiência (PcDs). Em seguida, grupos de trabalho foram formados para discutir estratégias visando uma educação mais inclusiva. O encerramento incluiu a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho e uma breve introdução à oficina sobre seletividade alimentar.  

Núcia Rodrigues Nascimento, coordenadora do Núcleo, destacou a importância do diálogo para fortalecer a rede de apoio à inclusão. “O diálogo sobre inclusão é essencial para o fortalecimento da rede, seja ela pública ou privada, do terceiro setor. Tanto que surgem novas possibilidades, formatos de trabalho, que possam viabilizar o fluxo e garantir o ingresso e a permanência da criança, seja nos núcleos ou seja nos setores, que garantem a inclusão”. 

Suzana Maria Costa do Nascimento, mãe atípica do Arthur, compartilhou sua experiência, enfatizando os benefícios das discussões e ações práticas derivadas do evento para a inclusão de seu filho Arthur na escola e em casa. “Também peguei algumas dicas e estou aplicando em casa com o Arthur, principalmente em relação à sua aprendizagem, como na leitura. Está dando certo, ele está progredindo”. 

Natália Gomes Farias, outra mãe presente, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do evento. “Foi uma experiência muito proveitosa, tanto para mim quanto para outros pais que puderam tirar suas dúvidas. Muitos têm dificuldade em falar em público, então foi ótimo ver uma equipe cuidando das crianças durante o evento, o que permitiu os pais se concentrarem na palestra. Foi reconfortante ver que as dificuldades enfrentadas pelos pais foram discutidas abertamente”, relata. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>