A Junina Balão de Chita brilhou mais uma vez no 37º Festejo Junino de Marabá, repetindo o feito de 2023 ao garantir o 5º lugar no grupo A, se mantendo entre as melhores juninas da cidade. Com um espetáculo envolvente e um tema inspirador, a junina conquistou o público com a apresentação “O Sertão é Mar”.
A apresentação deste ano contou a história de Ângela e Cícero, explorando como o Sertão pode ser um verdadeiro mar de possibilidades, através do romance cativante de Ângela e Cícero. A história encantou a plateia, que acompanhou ansiosamente o desfecho na arena junina.
Composta por 80 integrantes sendo 38 casais, 64 brincantes e elenco de teatro, além de 12 pessoas na produção, a Balão de Chita demonstrou mais uma vez seu talento e dedicação e contou vários pontos altos na apresentação, como a festa do milho, os cangaceiros e o casamento dos noivos. O coordenador de Cultura da Estação Conhecimento e marcador da junina, Deyvid Borges, comentou que a Balão de Chita atingiu o objetivo pretendido.
“No início da temporada estipulamos estar entre as 5 melhores juninas de Marabá, e conseguimos atingir esse ranking. Para nós, foi muito importante. Hoje a junina é composta em sua maioria por adolescentes e jovens, muitos deles iniciando sua trajetória artística, e estar entre as melhores é um feito enorme. Além disso, conseguimos passar nossa mensagem na arena, o público elogiou bastante o nosso trabalho.”
O casal de Cangaceiros também compartilhou a felicidade após a apresentação final. Para Luis Fernando Mendes Chagas, foi uma honra representar o Bairro São Félix. “Primeiramente, agradeço a Deus, e segundo, à linda torcida que saiu de São Félix torcer por nós. Fiquei muito feliz por estarmos entre as cinco melhores de Marabá de novo. Se Deus quiser, vamos subir ainda mais”, completou.
Sara Beatriz Vale, outra brincante, também compartilhou seu sentimento ao representar a comunidade do São Félix na arena. “É uma emoção muito grande, porque é algo que eu amo fazer de paixão. Ver a torcida nos apoiando e saber que conseguimos chegar à final com muita dedicação foi incrível. Representar o bairro São Félix na Arena é uma honra.”
Trajetória
A trajetória da Balão de Chita começou em uma oficina de danças populares, inicialmente voltada para os festejos juninos internos. Em 2016, a junina ganhou proporções maiores e participou do seu primeiro concurso, o 30º Festejo Junino de Marabá. Em 2019, consagrou-se campeã da série B, e desde então vem promovendo intercâmbios culturais através de oficinas, vivências, ensaios e apresentações para a comunidade.
Próximo ano
Agora, a Balão de Chita já começa a planejar a temporada de 2025. O próximo passo é a pesquisa e criação temática, seguida pela abertura das inscrições e o início da preparação.
A idade mínima para participar é de 15 anos. As pré-inscrições estão abertas através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5_Kl5yYHDOO0Z4F4MFX8FaNnwRP6yy2FCYvcmaoSoz-Zz7g/viewform