Estação Conhecimento Marabá sedia Festival de Futebol Feminino em parceria com Flamengo e Vale

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Estação Conhecimento Marabá foi palco do Festival de Futebol feminino, promovido pelo Clube de Regatas do Flamengo em parceria com a Vale. O evento gratuito e aberto ao público, contou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, reunindo 220 jovens atletas nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

As competições ocorreram em duas modalidades: futebol de campo com a participação de 8 equipes e futsal com a presença de 18 equipes. O evento atraiu participantes de Marabá, Jacundá e Curionópolis, evidenciando a força e o crescimento do futebol feminino na região sudeste do Pará.

Além das competições, o festival ofereceu um curso gratuito de formação de treinadores para professores de educação física, treinadores e líderes de projetos comunitários da região. Este curso, dividido em quatro módulos, trouxe a metodologia de formação do Flamengo diretamente para Marabá, visando aprimorar a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais envolvidos com o futebol feminino.

Fernanda Fingerl, gerente da Fundação Vale, destacou o impacto da parceria “A Vale patrocina iniciativas esportivas através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com o objetivo de democratizar o esporte e contribuir para o desenvolvimento social dos territórios. No Brasil, apoiamos 400 iniciativas, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. Aqui no Pará, temos 53 projetos em curso, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas.”

O gerente de futebol feminino do Flamengo, André Rocha, explicou a importância do evento e da formação oferecida. “O Flamengo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, consegue expandir suas iniciativas e trazer essa metodologia para Marabá. Foi o primeiro curso de formação de treinadores fora do Rio de Janeiro. O curso é dividido em quatro módulos e visa transferir a metodologia que utilizamos na Gávea para a região, capacitando os professores de futebol feminino para aplicar essas técnicas”.

A Estação Conhecimento Marabá ofereceu toda sua infraestrutura e apoio à inclusão e desenvolvimento esportivo. 

“Essa capacitação certamente irá refletir na qualidade do trabalho desenvolvido com nossas jovens atletas nos próximos meses e anos. Sem dúvida, tanto a formação quanto o torneio mostraram o quanto o futebol feminino tem força e potencial, e estamos mais do que satisfeitos com os resultados alcançados. Nosso objetivo de fortalecer a base do futebol feminino foi cumprido, e esperamos que essa iniciativa tenha um impacto duradouro no desenvolvimento esportivo da nossa região. Afirma Hecton Alves Lima, coordenador de esporte da Estação Conhecimento Marabá.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>