No dia 18 de setembro, a Estação Conhecimento Marabá realizou a cerimônia de inauguração do Programa de Inclusão produtiva, através do projeto Estação Capacita com a entrega de três novas salas equipadas e dedicadas a cursos profissionalizantes. A inauguração fez parte da comemoração dos 15 anos da instituição em Marabá e contou com a participação da Banda Musical São Félix e instituições parceiras.
Cada sala atenderá uma área específica do mercado de trabalho, sendo uma sala exclusiva para cursos na área da beleza, uma para gastronomia e uma será destinada a cursos nas áreas industriais e de comércio.
Denominado “Estação Capacita” e desenvolvido em parceria com a empresa chinesa CXHI, o projeto possibilitará que mais pessoas da comunidade tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional. As formações contarão com o apoio de instituições de educação profissionalizante, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC).
Segundo a diretora da Estação Conhecimento, Audileide Oliveira, o projeto vai fortalecer a política de emprego e renda para todos. “Quando compartilhamos esse conhecimento, fazemos com que as pessoas desenvolvam o protagonismo em busca dos seus direitos , que elas sejam autônomas e garantam sua própria sobrevivência. E isso traz vários benefícios, não só para as famílias que vêm participar desse programa, mas para a sociedade. Nós fortalecemos o tecido social e colocamos essas pessoas em conexão com outros grupos, com outras redes de trabalho. Nós inserimos essa pessoa no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal, destaca.
Para o representante da Fundação Vale da Vale, Bruno Maciel, o espaço de capacitação profissional é um marco dentro do projeto da Estação Conhecimento. “A Estação nasceu de um sonho, de ter um espaço onde as famílias, as crianças, principalmente o nosso público infantil e infanto-juvenil, tivessem um local onde pudessem ter acesso à educação, à saúde, ao lazer, à cultura. Depois de 15 anos, o amadurecimento do projeto trouxe a realidade de enfrentarmos a questão da renda e do trabalho. Esse projeto vai trabalhar, fomentando, capacitando os jovens e pessoas de todas as idades que quiserem fazer o curso, para que tenham mais oportunidades de emprego e assim conseguir sustentar a sua família”, conclui Maciel.