Oficina de Comunicação Inclusiva promove sensibilização na cobertura jornalística

No dia 23 de setembro, a Estação Conhecimento  de Marabá promoveu a Oficina de Comunicação Inclusiva, ministrada pelo jornalista Ednilson Sacramento, autor do livro “Pauta eficiente: como abordar a deficiência na imprensa”. A iniciativa, através da Fundação Vale, fez parte das celebrações dos 15 anos da instituição, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

Ednilson Sacramento é natural de São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe (BA),  Formado em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades e em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sacramento perdeu a visão há 25 anos devido à retinose pigmentar. Hoje, ele é um influente ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.

Durante a oficina, Sacramento abordou temas cruciais para uma cobertura jornalística mais sensível e inclusiva. Os participantes discutiram sobre técnicas, legislações e terminologias atualizadas sobre pessoas com deficiência. “O objetivo é proporcionar uma nova perspectiva aos jornalistas, para que eles possam compreender melhor as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência, e assim, produzir reportagens que realmente façam a diferença,” destacou Ednilson.

A oficina foi bem recebida pelos participantes, que saíram com uma visão mais ampla e humanizada sobre a cobertura da deficiência na imprensa. 

Ulisses Pompeu, editor do Correio de Carajás, diz que fez questão de mobilizar seis profissionais de sua equipe para participarem da oficina, porque entende que a temática é importante para que os jornalistas e social medias da redação de notícias se apropriem de termos e abordagens a pessoas com deficiência. “O jornalista Ednilson Sacramento demonstrou larga experiência com essa temática e nos levou a refletir sobre a necessidade de ajustarmos algumas coisas em nosso trabalho do dia a dia. Agradecemos à Estação Conhecimento por nos proporcionar esse momento de discussão e interação com os colegas de outros veículos de comunicação”, sintetiza.

Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento de Marabá, destaca que a iniciativa reforça a importância de promover espaços de aprendizado e reflexão sobre temas que impactam diretamente a sociedade. “A Comunicação Inclusiva não só facilita a criação de ambientes mais sociáveis e fortalece relações, como também melhora a eficácia da comunicação e contribui significativamente para uma sociedade mais justa e inclusiva. Os veículos de comunicação são canais poderosos para promover a inclusão”, conclui. 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>