A Junina Balão de Chita, da Estação Conhecimento, anuncia nesta quinta-feira (20) o tema do Festejo Junino de Marabá: “Forró da Chita”. A apresentação deste ano será uma celebração da cultura nordestina, unindo tradição, humor e muita música. Inspirada no espírito das festas juninas e do forró, a história transportará o público para a fictícia Vila de Ribeira do Baião, onde amor, música e lendas se encontram em uma noite inesquecível.
O enredo gira em torno de Maria e Bastião, um jovem casal apaixonado prestes a celebrar seu casamento durante o tradicional Forró da Chita. O evento promete reunir toda a comunidade ao som da sanfona, zabumba e triângulo, mas a festa reserva surpresas inesperadas.
Com um elenco formado por 28 pares, a quadrilha contará com seis casais de destaque, representando diferentes gêneros musicais do Nordeste: Casal de Noivos (Xote), Casal Majestade (forró), Lampião e Maria Bonita (Xaxado), Casal Baião, Casal Coco de Roda e Casal Arrasta-pé.
A cerimônia dos noivos será guiada pelo irreverente Seu Chicó, marcador da quadrilha, que conduzirá a dança contando causos e histórias do sertão, prometendo encantar o público com seu jeito divertido e suas rimas.
Expectativa
O lançamento do tema foi uma surpresa até mesmo para os dançarinos. Para Jefferson Leonan, noivo da junina desde 2019, a expectativa era grande. “A gente sempre tem um ar de surpresa porque demoramos um pouco para saber a temática. Estávamos ansiosos com alguns “spoilers” de música, cores e até da camisa do ensaio”, conta.
O mistério foi mantido a sete chaves pelo marcador da junina, Deyvid Borges, que seguiu a dinâmica dos ensaios primeiramente focado no desenvolvimento de habilidades essenciais para a dança, como coordenação motora, ritmo e expressão corporal, com ênfase na “marcação”, os movimentos básicos da quadrilha.
“Após esse período inicial, começamos a montar coreografias e, muitas vezes, já utilizamos músicas oficiais do tema, mas sem revelar a temática de imediato. A expectativa para descobrir o tema é um grande motivador”, explica.
Deyvid Borges compartilha como foi o processo criativo para a escolha do tema e destaca que a inspiração vem de experiências, pesquisas e vivências culturais ao longo dos anos.
“O tema deste ano não é apenas uma homenagem ao forró, mas sim a representação de uma grande festa: ‘o forró da (Balão de) chita’. Muita coisa acontece nessa história, e teremos um repertório repleto de músicas conhecidas”, adianta.
Ensaios
Os ensaios da quadrilha começaram ainda em setembro de 2024, com encontros mensais. Em 2025, foram retomados em fevereiro, intensificando a preparação.
Para Natália Barros, noiva da Balão de Chita desde 2023, a experiência vai muito além do papel de destaque. “Cada ensaio e apresentação são experiências emocionantes. Ver a montagem das coreografias e sentir a energia do grupo é incrível. Ser a noiva é uma grande honra e responsabilidade, e tenho certeza de que o tema deste ano será deslumbrante.”
Histórico
A junina Balão de Chita surgiu a partir de uma oficina de danças populares, inicialmente para os festejos juninos internos. Em 2016, a junina tomou uma proporção maior e participou do seu primeiro concurso, o 30º Festejo Junino de Marabá. Em 2019, sagrou-se campeã da série B. Desde então, promove intercâmbios culturais através de oficinas, vivências, ensaios e apresentações para a comunidade.
Em 2024, no 37º Festejo Junino, a junina garantiu o 5º lugar no Grupo A, com o tema “O Sertão é Mar”, consolidando-se entre as melhores da cidade. Em 2025, com “Forró da Chita”, a Balão de Chita promete emocionar e surpreender ainda mais.
