Com uma recepção marcada por afeto, apresentações culturais e participação ativa de crianças, adolescentes e educadores, a Estação Conhecimento Marabá recebeu, na quinta-feira (12), a visita do prefeito Toni Cunha, acompanhado da primeira-dama Lanúzia Lobo, secretários municipais e representantes da Fundação Vale e da Vale. O encontro teve como principal objetivo apresentar as instalações da Estação e discutir possibilidades de novas parcerias entre a Prefeitura e a instituição, fortalecendo a atuação em políticas públicas integradas no território do núcleo São Félix.
O roteiro incluiu visita a consultórios médicos, odontológicos e fisioterapia, salas de aula, oficinas do Estação Capacita,cozinha industrial, quadra poliesportiva, sala de leitura, espaços de iniciação esportiva e de tecnologia. Em cada sala, os visitantes foram acolhidos pelos atendidos da Estação com sorrisos, olhares curiosos e performances artísticas. Um dos pontos altos da visita foi a apresentação da quadrilha junina Balão de Chita, formada por jovens atendidos pela Estação, e o tradicional Boi-Bumbá, símbolos da valorização da cultura popular.
Para a diretora da Estação Conhecimento, Audileide Oliveira, o momento reforça o papel do território como espaço de construção coletiva e cidadania. “Receber o prefeito e sua equipe foi muito especial para todos nós. É a oportunidade de mostrar, com a voz e a presença dos nossos jovens, o impacto que a Estação gera diariamente tanto na educação, quanto na cultura e no social. Aqui se constrói futuro com afeto, responsabilidade e protagonismo”, declara Audileide.
A Diretora executiva da Fundação Vale Andrea Andrade destacou a importância da atuação conjunta entre o terceiro setor e o poder público. “Se a Prefeitura não funcionasse, a gente também não funcionaria. Por isso, o recado é que a gente precisa, cada vez mais, fortalecer a integração entre os serviços e as secretarias, para formar cidadãos de bem: futuros prefeitos, secretários, diretores, analistas. É assim que geramos valor para Marabá. E eu gostei muito quando o prefeito disse: São Félix é Marabá. A gente precisa se sentir pertencente a este lugar”, finaliza Andrea.
A comitiva também contou com a presença de representantes da Vale, entre eles: Saulo Lobo (gerente de Relações Institucionais do Pará), Synara Amaral (analista de Relações Institucionais de Marabá), Joadson Carvalho e Leandro Silva (analistas de Relações com a Comunidade), Andreia Prestes (analista de Responsabilidade Social), Juliana Barreto (Analista de responsabilidade social da FV) e Átila Macedo (gerente de Territórios da EFC), além de colaboradores da Estação e lideranças comunitárias.
Oportunidade
No encerramento da visita, ao som de voz e violão na sala multiuso, a estudante Ana Clara, aluna da Estação Conhecimento, emocionou a todos com sua apresentação musical. Com desenvoltura e talento, ela chamou a atenção do prefeito Toni Cunha, que a convidou, publicamente, para se apresentar durante a programação do Marabá Verão 2025.
Toni Cunha também reforçou o impacto da visita. “É a primeira vez que venho à Estação e saio daqui maravilhado. Vi um trabalho sério, com gestão eficiente e, principalmente, feito por pessoas que acreditam no que fazem. Isso nos mostra que parcerias podem ir além da formalidade e gerar transformações reais. Saio daqui com o compromisso de buscarmos caminhos para ampliar essa integração”, declarou o Prefeito de Marabá.
Sobre a Estação Conhecimento Marabá
A Estação Conhecimento é um centro de desenvolvimento humano e social localizado no núcleo São Félix, em Marabá. Com atuação nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente e inclusão produtiva, a instituição atende gratuitamente crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em sua estrutura, oferece atividades permanentes em contraturno escolar, oficinas profissionalizantes, serviços de atenção básica à saúde e ações integradas com escolas e equipamentos públicos. Atualmente, a Estação atende diretamente mais de 1500 pessoas por mês, sendo referência na transformação de territórios por meio da promoção da cidadania.

















