Na noite de terça-feira, 24 de junho e na grande final dia 29, a arena do 38º Festejo Junino de Marabá foi tomada por cores, emoção e até música ao vivo com a apresentação da Junina Balão de Chita, da Estação Conhecimento. Com o tema “Forró da Chita”, a junina encantou o público ao retratar uma animada celebração da cultura nordestina, misturando tradição, humor e muita música. O espetáculo garantiu à equipe o 4º lugar na competição municipal, subindo uma posição em relação ao ano anterior.
A apresentação foi marcada por elementos surpresa, como uma sanfona gigante que se abriu revelando sanfoneiros tocando ao vivo uma homenagem ao instrumento que simboliza a alma do forró. A narrativa envolveu a figura de Lampião e outros ícones do Nordeste, em uma viagem pelas raízes e variações do ritmo. Os cantores Ana Clara e Ygor Samael, ambos atendidos na EC Conhecimento, também se apresentaram ao vivo, dando ainda mais brilho e emoção ao espetáculo.
Na plateia, a torcida da Estação Conhecimento foi um espetáculo à parte, vibrando e dançando a cada momento, como se fosse mais um integrante do grupo.
Para a diretora da Estação Conhecimento, Audileide Oliveira, a apresentação foi o reflexo do compromisso da instituição com a valorização da cultura popular. “Foi emocionante ver nossos jovens se entregando de corpo e alma. A Balão de Chita não apenas dançou, ela contou uma história com verdade, com arte e com amor. Isso é a Estação: um espaço de transformação, onde a cultura ganha vida.”
Para Deyvid Borges, coordenador da Junina e também marcador do grupo, a conquista do quarto lugar em Marabá, com uma diferença mínima em relação às campeãs, evidencia a força do trabalho desenvolvido pela equipe da Estação Conhecimento e o enorme potencial desses jovens artistas. “Avalio a temporada deste ano com grande entusiasmo, marcada por muita entrega e significativa evolução em relação aos anos anteriores. A Junina realizou excelentes apresentações nas duas noites, e a subida de posição na final é um reflexo claro da capacidade do grupo de se superar e alcançar resultados cada vez mais expressivos”.
Além do 4º lugar no municipal, a Balão de Chita também conquistou o terceiro lugar em Rondon do Pará. “Foi a primeira vez que a Junina participou de uma competição fora da cidade e já estreou no pódio, o que reforça ainda mais a qualidade e o compromisso do grupo”, acrescenta Deyvid, que também é o marcador da junina.
Participação especial
Uma das vozes que encantaram o público nesta temporada foi a da jovem cantora Ana Clara, talento revelado pela Estação Conhecimento. “Cantar no festejo, representando a Estação com a balão de chita nessa incrível oportunidade foi maravilhoso, pois expressamos a nossa arte da melhor forma”, declarou Ana Clara.
Jefferson Leonan, que interpretou o noivo da junina, foi um dos destaques da noite pela entrega emocional e intensidade da sua atuação. “Foi um trabalho desafiador, tem que ter responsabilidade, mas com muita dedicação a gente realizou esse trabalho lindo com esses jovens e adolescentes. Eu me joguei de verdade. A Balão é isso: paixão, entrega e conexão”.
Temporada 2026
A Junina Balão de Chita reforça o papel da Estação Conhecimento como um celeiro de talentos e como agente ativo na valorização da cultura popular marabaense e já começa a se preparar para a temporada de 2026.
Para participar, é necessário ter 15 anos completos até junho de 2026. A participação é voltada prioritariamente para quem já integra as atividades da instituição, embora algumas vagas possam ser disponibilizadas à comunidade externa, conforme a disponibilidade. É fundamental que o interessado tenha disponibilidade para os ensaios e apresentações, de acordo com o cronograma definido pela equipe.
Os participantes devem residir no Núcleo São Félix; no entanto, participantes de outros núcleos também podem se inscrever, desde que se responsabilizem pelo próprio transporte nos dias de ensaio e apresentação.
















