Idosos da Estação Conhecimento participam da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Marabá

A Estação Conhecimento de Marabá, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveu a participação do grupo Estação Longevidade na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no dia 4 de julho, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, na Folha 16, na última semana. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa com o tema “Direitos e Políticas Públicas para a Pessoa Idosa: Construindo um Envelhecimento com Dignidade”.

A conferência reuniu representantes de instituições como a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEASPAC), Promotoria de Justiça de Marabá, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Parapaz e a própria Estação Conhecimento, além dos palestrantes Ana Cunha, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, e o médico gerontólogo João Vitor, da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o evento, os 37 idosos do grupo Estação Longevidade participaram ativamente das atividades, que incluíram palestras, apresentações culturais e a eleição dos delegados que representarão Marabá na etapa estadual da conferência, marcada para agosto de 2025, em Belém.

A Assistente Social responsável pelo grupo da Estação Longevidade, Elizete Maria Chaves, destacou a importância da participação ativa dos idosos em espaços de construção de políticas públicas. “Momentos como este promovem conhecimento, valorizam a escuta dos idosos e contribuem para o fortalecimento de suas vozes na luta por direitos e dignidade”, declarou.

Para a participante do Estação Longevidade da EC Marabá, Sheila Carvalho da Silva, 63 anos, o evento foi uma oportunidade de aprendizado. “Eu achei as palestras interessantes e esclarecedoras sobre os direitos da pessoa idosa. Gostei muito dos profissionais de libras que se dedicaram durante todo o evento, pois representa a inclusão social. Agradeço à Estação Conhecimento pela oportunidade e pretendo participar das próximas conferências.”

Já Rita Sobrinha da Silva, de 81 anos, relatou emoção por conhecer o Teatro Municipal e participar de um momento tão especial. “Gostei muito de conhecer o teatro municipal e o evento foi uma experiência única compartilhar esse momento de aprendizados juntamente com meus amigos do grupo. Pretendo participar de outras conferências para entender mais sobre os meus direitos como pessoa idosa”, contou Rita.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *