Valorização da cultura, convivência, bem-estar e alegria marcaram o Arraiá da Longevidade, realizado na manhã do dia 9 de julho, no pátio da Estação Conhecimento, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A festa junina reuniu 35 idosos do grupo Estação Longevidade e teve como objetivo fortalecer os laços comunitários, promover a inclusão e incentivar o protagonismo da pessoa idosa por meio de danças, brincadeiras e expressões culturais típicas.
A programação contou com dinâmicas que resgataram o clima tradicional das festas juninas, como concurso de forró, correio elegante, bingo da alegria, escolha da Miss Caipira e distribuição de brindes. Tudo isso ao som de muito forró e com a participação ativa dos educadores e equipes da Estação Conhecimento.
Ao final da manhã, foi servido um coffee break com frutas e lanches típicos, preparados com carinho pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), reforçando o cuidado com a alimentação saudável e o acolhimento dos participantes.
Para Maria das Graças Santos da Silva, de 73 anos, integrante do Estação Longevidade, a experiência foi inesquecível. “A festa junina dos idosos foi muito boa, a alegria tomou conta do bloco do meio da Estação Conhecimento. Foi um momento para nunca mais esquecer. Dançamos, brincamos, teve bingo. Gostei muito, foi maravilhoso. Todos os educadores participaram. A Estação é o melhor lugar para viver”, compartilhou Maria das Graças.
Segundo a assistente social Elizete Maria Chaves, o evento foi uma demonstração clara do quanto as atividades socioculturais fazem a diferença na qualidade de vida na terceira idade. “Os idosos participaram ativamente, dentro das suas limitações, de todas as atividades propostas. A integração do grupo foi visível. A participação ativa não apenas confirmou a necessidade das atividades culturais e de lazer para o bem-estar na terceira idade, mas também reforçou a importância de continuarmos promovendo eventos como esse através do SCFV”, ressaltou.





