Marabá recebeu, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2025, o I Simpósio “Uma Sociedade para Todos”, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com apoio da Prefeitura. A Estação Conhecimento marcou presença em várias frentes da programação, unindo cultura, cidadania e saúde em ações voltadas à inclusão.
Uma semana de programação intensa
O simpósio começou no dia 16 de setembro com a Blitz de Conscientização, realizada na entrada da Marabá Pioneira, e a abertura oficial no Teatro Municipal Eduardo Abdelmor. Nos dias seguintes, o público acompanhou debates sobre cidadania, acessibilidade e inclusão, além de atividades culturais e a exposição de materiais adaptados, que integraram a programação do evento.
Arte como inclusão
No dia 18 de setembro, o Shopping Partage sediou uma exposição de pinturas produzidas por atendidos da Terapia Ocupacional da Estação Conhecimento. As obras chamaram a atenção do público e mostraram como a arte pode ser instrumento de expressão, socialização e valorização de talentos.
Depoimento de Emilly Santos, atendida da Terapia Ocupacional:
“Foi muito legal fazer as telas, fiz amizades novas e trabalhei minha atenção quando estava pintando. Fiquei feliz em mostrar pra muitas pessoas que estavam lá.”

Cidadania em ação
Já no dia 19 de setembro, a Estação Conhecimento foi palco da Ação Cidadania: Uma Sociedade para Todos, que ofereceu serviços exclusivos para pessoas com deficiência e acompanhantes. A população teve acesso à emissão de documentos como VTM e passe intermunicipal, testes rápidos de saúde, vacinação, atualização do CadÚnico, atendimentos clínicos e uma feira de empregos.
“A ação, promovida pelo CMDPD e realizada na Estação Conhecimento, foi significativa porque garantiu acesso a serviços tanto para as pessoas com deficiência quanto para seus cuidadores, fortalecendo a inclusão e o apoio às famílias”, como destacou. Thais Carvalho, Terapeuta Ocupacional da Estação Conhecimento e integrante do CMDPD.
Atendimento especializado
Encerrando a semana, no dia 20 de setembro, a instituição recebeu atendimentos médicos especializados com a neuropediatra Dra. Sarah Jasper. Quatro atendidos da Estação passaram por consulta e receberam laudos com recomendações de planos individualizados, além de encaminhamentos para acompanhamento multiprofissional em saúde e educação.



