NATAL EM FAMÍLIA – Celebração dos Vínculos que iluminam a Estação Conhecimento

O Natal é tempo de encontro, partilha e fortalecimento dos laços que sustentam a vida em comunidade. Com esse espírito, a Estação Conhecimento de Marabá realizou a Natal em Família 2025 – Celebração de Vínculos, reunindo 1.303 pessoas, entre crianças, adolescentes, familiares, educadores e equipe técnica, em uma noite marcada por acolhimento, convivência e celebração coletiva.

Na abertura oficial do evento, realizada na quadra da Estação Conhecimento, srª Audileide Oliveira – diretora da instituição destacou o Natal como um período de confraternização que simboliza os vínculos construídos ao longo do ano. Em sua fala, ressaltou que a participação ativa das famílias é fundamental para que a Estação Conhecimento aconteça, reforçando o protagonismo das famílias e a importância de momentos como a Natal em Família para fortalecer os vínculos comunitários e o sentimento de pertencimento, união e cuidado.

As apresentações da Estação Conhecimento foram um dos grandes destaques da noite. A apresentação de Percussão evidenciou o talento das crianças e adolescentes, bem como os resultados dos processos formativos desenvolvidos ao longo do ano pela instituição.

A programação artística também emocionou e encantou o público com o espetáculo natalino “A Fábrica dos Sonhos de Natal”, uma produção da própria Estação Conhecimento que reuniu música, interpretação e elementos cênicos, proporcionando às famílias uma experiência marcada por sensibilidade, criatividade e pelo verdadeiro espírito natalino.

A programação reuniu diferentes momentos de participação e celebração, como o Show de Talentos, com apresentações musicais previamente inscritas, os Sorteios Especiais e Gerais, que despertaram alegria e expectativa ao contemplar as famílias com cestas natalinas, kits escolares, eletrodomésticos e uma bicicleta, além da atividade simbólica “Árvore de Digitais”, na qual as famílias registraram suas marcas como expressão de pertencimento e construção coletiva.

A experiência vivenciada pelas famílias foi marcada por acolhimento e gratidão, como relata Grazielly Cristina da Silva, participante da ação:

“Eu amei, não só eu, mas toda a minha família. Participamos do começo ao fim. Fiquei muito feliz por ter sido premiada, pois ainda não havia ganhado nenhuma premiação até então. Amei a comida, fomos muito bem recebidos, tudo foi muito acolhedor. Só tenho a agradecer por tudo o que vocês fazem por nós. A decoração estava linda e as apresentações foram muito boas. Gostei de tudo e quero participar mais vezes.”

Entre os destaques da programação estiveram o Grupo Popular, Emanuel Lisboa com “Ninguém Explica Deus” e Jane Kelly com “Esperança”, apresentações que reforçaram mensagens de fé, amor e solidariedade e emocionaram o público presente. A vivência desse momento foi especialmente significativa para a jovem Jane Kelly, que compartilhou sua experiência ao participar do Natal em Família pela primeira vez.

Depoimento – Jane Kelly:

Sendo minha primeira participação do Natal em família, minhas expectativas para ela foram altas, e ao chegar no local e ver o quão lindo e cheio de pessoas estava, fiquei maravilhada. Desde a entrada até o término foi mágico, rever pessoas e fazer parte de um projeto tão lindo como a Estação Conhecimento não tem preço, e poder cantar sendo o meu primeiro ano como atendida, foi uma honra, ensaiamos e passamos tudo conforme o planejado, foi perfeito. Espero muito poder participar dos demais que virão, e poder através dela, levar o que aprendi a todos ao redor.

Para encerrar a noite em clima festivo, uma banda musical animou o público com canções como “Anunciação”“Mas que Nada” e “Jingle Bells”, reforçando o espírito natalino e a celebração da vida em comunidade. O evento foi finalizado com agradecimentos e a orientação para a entrega dos panetones às famílias presentes.

O Natal em Família 2025 reafirma o compromisso da Estação Conhecimento Marabá com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo espaços de convivência, afeto e construção coletiva, essenciais para o desenvolvimento humano e social.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *