Comidas típicas, apresentações culturais, bandeirinhas coloridas e muita emoção marcaram a terceira edição do Arraiá da Balão, realizado no último dia 31 de maio, na Estação Conhecimento Marabá. O evento gratuito reuniu mais de 3 mil pessoas no núcleo São Félix, consolidando-se como uma das festas juninas mais aguardadas da região.
A noite foi embalada por apresentações de grupos juninos convidados, a performance vibrante da Junina Balão de Chita com o espetáculo “Forró da Chita”, além de uma diversificada praça de alimentação com delícias típicas preparadas por mulheres do Clube de Mães, que integram o Programa de Inclusão Produtiva “Estação Capacita”.
A dona de casa Maria de Lourdes Ferreira, que participa do Programa de Inclusão Produtiva desde 2013, viu na festa uma chance de mostrar o resultado do seu aprendizado. “Eu comecei aqui com meus filhos, hoje são meus netos que estão aqui, e eu sigo fazendo cursos. Aprendi confeitaria, salgados, doces, tudo aqui. Hoje, além de vender fora, participo da festa com muito orgulho. As vendas deste ano superaram as expectativas! Eu só tenho a agradecer”, contou emocionada.

Já para Maria de Jesus Coimbra, de 33 anos, a noite foi marcada por uma realização pessoal: foi a primeira vez que vendeu seus produtos em um evento junino. “Eu sempre quis essa oportunidade e ela chegou. Agarrei com força! Fiz cursos de salgados e culinária aqui, e hoje estou vivendo meu sonho. Estou aqui com minha filha, que também faz atividades na Estação. Isso aqui muda vidas. É só o começo, quero viver muito mais momentos assim”, afirmou.

Para Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento Marabá, a tradicional festa é mais uma oportunidade de levar cultura e protagonismo à comunidade. “Essa festa é mais do que um evento, é um espaço de pertencimento e identidade. Ver a comunidade ocupando esse espaço com tanta alegria é o que move a nossa missão. Cada detalhe foi pensado com afeto e respeito à nossa cultura. É uma grande celebração da memória e do futuro que queremos construir”, afirmou Audileide.
Deyvid Borges, coordenador de cultura e coreógrafo da quadrilha Balão de Chita celebra com orgulho a estreia da Junina. “A energia que esses jovens colocam na arena vem de meses de dedicação. São adolescentes que acreditam na arte, que ensaiam, criam figurino, vivem a cultura com intensidade. O ‘Forró da Chita’ é uma homenagem ao Nordeste, mas também é uma bandeira de resistência e protagonismo do São Félix”, declarou.
Junina Balão de Chita
A Junina Balão de Chita, criada dentro das oficinas de danças populares da Estação Conhecimento, vem construindo uma trajetória de destaque no cenário junino de Marabá. Em 2019, foi campeã da Série B do Festejo Junino. Em 2024, com o espetáculo “O Sertão é Mar”, conquistou o 5º lugar no Grupo A da competição.
Este ano, em 2025, volta ao 38º Festejo Junino de Marabá com uma nova proposta: o “Forró da Chita”, espetáculo que emocionou o público com diferenciais nas performances. A Junina estreia no Festejo na terça-feira (24).










