Rodas de Conversa “Juventude e Sexualidade” aborda desafios e descobertas para uma sexualidade saudável

Em uma parceria entre a Estação Conhecimento e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi realizado no dia 10 de abril, a Roda de Conversa entre jovens sobre Sexualidade, evento que ocorreu nas dependências da EC Marabá e reuniu cerca de 170 jovens, com idades variando entre 13 e 20 anos, para discutir questões cruciais sobre saúde sexual. 

A Roda de Conversa representou um passo importante na educação sexual dos jovens, pois buscou promover o diálogo, a informação e o acolhimento.  Thayane Nunes, coordenadora pedagógica da Estação Conhecimento, destacou a importância desse evento, enfatizando os desafios enfrentados quando o tema da sexualidade não é abordado de maneira adequada.  

“Desde questões como gravidez não planejada até a falta de diálogo familiar, a Roda de Conversa teve como objetivo trazer à tona essas discussões fundamentais. Além disso, a presença do Senac, trazendo consigo resultados de uma pesquisa realizada com mais de 300 jovens da região, acrescentou uma perspectiva valiosa ao evento”. 

A instrutora de aprendizagem do Senac Silvana Miranda, ressaltou a importância de ir além das questões práticas ao abordar a sexualidade com os jovens. “Não se trata apenas de informar sobre métodos contraceptivos ou prevenir doenças sexualmente transmissíveis, mas também de promover um ambiente de diálogo aberto, acolhimento e amor”, finalizou.  

A dificuldade em estabelecer esse diálogo, tanto em casa quanto na escola, foi destacada como uma das principais barreiras a serem superadas. A psicóloga Mayara Lima Silva acrescentou sobre como a orientação sexual adequada pode prevenir situações de risco e impactar positivamente a saúde mental e emocional dos adolescentes.  

“É um espaço de diálogo, de esclarecimento, de dúvidas, para evitar que eles busquem esse tipo de informação em locais que sejam inadequados, ou até mesmo que eles se coloquem em situações de perigo, evitando, assim, uma possível IST, ou até mesmo uma gravidez na adolescência, que a gente sabe que impacta de forma muitas vezes negativa”, conclui Mayara. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>